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Treino HIIT emagrece mesmo? VITAT
Treino HIIT emagrece mesmo?

O HIIT (High Intensity Interval Training), ou treino intervalado de alta intensidade, virou febre durante a pandemia.

Isso porque ele oferece sessões de exercícios mais curtas, que trazem resultados iguais e até superiores aos treinos moderados de longa duração.

O método consiste em alternar momentos de alta intensidade, em que o organismo trabalha próximo à sua capacidade máxima, com períodos curtos de baixa intensidade. Mas será que o treino HIIT emagrece mesmo?

Treino HIIT emagrece?

De acordo com a preparadora física Amanda Biuger, a variação entre o aumento e a redução da frequência cardíaca promovida pelo treino intervalado gera uma série de adaptações no organismo. Essas, por sua vez, fornecem diversos benefícios à saúde e à melhora do condicionamento físico geral.

“Apesar de a quantidade de energia gasta durante a sessão de HIIT nem sempre ser alta por conta da curta duração dos treinos, a história é bem diferente nas horas após o exercício devido ao efeito EPOC: consumo excessivo de oxigênio pós-exercício.

Já que durante o processo de reparação após o esforço, o organismo passa a ter um maior gasto calórico para se regenerar, voltar à temperatura inicial, repor os estoques de glicogênio muscular, eliminar metabólitos e reparar a musculatura”, destaca a especialista.

Portanto, esse tipo de atividade é realmente interessante para quem precisa emagrecer. Mas desde que com liberação médica e orientação profissional, uma vez que o HIIT pode exigir bastante do coração, dos músculos e das articulações. Além disso, ainda traz outros benefícios ao organismo, como:

Ajuda a controlar a fome

“Sabemos que o exercício reduz a produção da grelina, o hormônio da fome, mas o HIIT parece ter um efeito maior nesse sentido, mostrando ser uma boa estratégia para a perda de peso”, conta Amada Biuger.

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

“Por trabalhar com a frequência cardíaca acima de 80%, o HIIT obriga o coração a se esforçar bastante. Com isso, o órgão fica mais forte, a circulação sanguínea melhora, assim como as funções de absorver e transportar oxigênio”.

Diminui os níveis de açúcar no sangue

Isso porque com o exercício, o corpo fica mais eficiente em utilizar a glicose disponível no sangue como fonte de energia para os músculos.

Auxilia no ganho de massa muscular

“Por se tratar de um modelo de treinamento versátil, o HIIT também pode ser planejado com o objetivo de gerar ganho de força e de massa muscular“.

Contraindicações

Amanda ainda afirma que as recomendações para praticar esse tipo de treino são praticamente as mesmas de que qualquer outro exercício. Ou seja, é preciso estar com os exames em dia e passar pela avaliação de um médico, que vai liberar ou não a prática de exercícios e indicar a intensidade máxima do treino.
 
 
 
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