HOME
 
O GRAL
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
 
CANAL DA SAÚDE
 
 
Saiba em quanto tempo o corpo perde o que conquistou CONQUISTE SUA VIDA
Saiba em quanto tempo o corpo perde o que conquistou

Você sabia que para manter o corpo saudável (e definido) a longo prazo é super-importante manter uma constância na prática de exercícios?

Quando não temos uma rotina adequada de treinos e atividades, fica mais difícil adquirir massa magra e alcançar certos objetivos, por exemplo.

Para aprofundar melhor esse assunto, nós preparamos uma matéria falando sobre o que acontece quando você para de treinar - em especial, quanto tempo leva para o corpo perder o que conquistou (como músculos ou maior resistência física) e por que isso acontece. Confira!

Em 15 dias, os músculos já começam a enfraquecer e ocorre perda de resistência

Quem tem o hábito de treinar de forma intensiva todos os dias, sabe como a prática de exercício físico é ótima para o corpo e para a mente (ajuda a relaxar e estimula a circulação sanguínea, por exemplo, melhorando o raciocínio e a concentração). Mas, quando você tem uma rotina regrada de atividade física, qualquer pausa - mesmo que curta - já costuma interferir no metabolismo.

Em 15 dias de hiato, por exemplo, será possível sentir um enfraquecimento dos músculos e da resistência física de uma forma geral. Estima-se que atletas com níveis altos de treinamento podem apresentar uma queda de 7% no Vo2máx. (volume máximo de oxigênio que um indivíduo consegue metabolizar durante o exercício). O Vo2máx pode ser medido em esteiras ergométricas - com a ajuda de um profissional adequado - e serve para indicar o nível de condicionamento físico da pessoa.

A partir de 30 dias de pausa, ocorre uma perda maior de força e de capacidade de circulação sanguínea

Caso a pausa na prática de exercício físico seja mais longa, os reflexos no corpo serão maiores e mais perceptíveis. Em um mês, por exemplo, o corpo já perde força de forma mais significativa. Além disso, o sistema circulatório do corpo também tende a sofrer alterações (a frequência cardíaca pode aumentar) e fica mais difícil ter controle na hora de contrair os músculos.

Em um período de 3 meses ou mais de pausa, a falta de exercício costuma afetar o funcionamento do sistema nervoso (é comum que a transmissão de sinais no cérebro fique mais lenta, por exemplo). Além disso, a perda de resistência física fica bastante perceptível por conta do estilo de vida sedentário.

Tenha paciência para retomar o ritmo na rotina de exercícios

Vale destacar que a retomada do treino - após dias ou mesmo semanas sem prática - não é tão simples quanto parece. Por isso, é necessário ter paciência para que o corpo recupere o ritmo aos poucos. Estima-se que o organismo demora cerca de 3 a 4 semanas para recuperar completamente a rotina de exercícios.

É necessário manter uma dieta voltada para o treino

Além de manter frequência na prática de exercícios físicos, é importante montar uma dieta completa e variada em termos nutricionais. Para isso, o mais indicado é contar com o acompanhamento de um nutricionista. Para ganhar massa muscular, por exemplo, é indispensável o consumo de proteínas animais e vegetais. Por isso, vale a pena consultar um especialista para montar um cardápio voltado para o seu objetivo.
 
 
 
Cadastre seu celular e
receba ofertas exclusivas!
     
 
   
 
HOME
 
O GRAL
 
PRODUTOS
Saúde e Bem-estar
Nutrição e Fitness
Beleza e Estética
Marcas em Destaque
 
 
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
 
(48) 3433-5707
 
Rua Coronel Pedro Benedet, 350 Sl. 5
Centro | Criciúma - SC
 
Segunda à sexta, das 8h30 às 18h
Sábado, das 9h às 12h
 
contato@ogral.com.br
         
 
 
 
       
 
Razão Social: FARMACIA FIANI BACILA LTDA | CNPJ: 82.698.325/0001-54 | AFE: 7.36007.3 | AE: 1.34416.4
Farmacêutica Responsável: Dra Caroline Casagrande | CRF/SC: 8000 | Dra Gabriela Colombo | CRF/SC: 11203
Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet